SURFE NA ONDA DO CRESCIMENTO DO E-COMMERCE

O crescimento do e-commerce ainda no primeiro trimestre de 2021 surpreendeu até mesmo os especialistas em economia, afinal, se por um lado o ano passado deixou clara a tendência de alta, por outro, não se esperava que ela chegasse à cifra apurada pelas pesquisas.

De acordo com os dados divulgados no relatório conduzido pela Neotrust, o crescimento do e-commerce chegou a quase 60%, uma cifra que contabiliza apenas os três primeiros meses deste ano. O faturamento foi de mais de 70 milhões de reais em vendas para todo Brasil.

O empreendedorismo e o crescimento do e-commerce

É inegável que o crescimento do e-commerce e os números apresentados pelas últimas pesquisas e levantamentos do setor têm dado um novo impulso e esperança a todos que desejam investir, começar um negócio e aproveitar a onda de crescimento.

Afinal, o que se pode dizer é que nunca o mar esteve tão favorável para as vendas online e isso pode ser explicado por diferentes razões, dentre elas podem ser citadas:

  1. O endurecimento da pandemia, que vem obrigando as pessoas a ficar em casa. Ademais, a necessidade de manter o distanciamento social fez das compras online um ambiente de consumo seguro e prático em tempos pandêmicos;
  2. Mudanças de hábito do consumidor, pois muitos que tinham receio de comprar em lojas virtuais experimentaram essa modalidade e se surpreenderam com suas vantagens: preço, qualidade, comodidade, segurança, entrega rápida, dentre outros;
  3. Maior variedade de canais de compra e comunicação, que permite a interação entre vendedor e cliente e ainda torna as vendas online mais pessoais e intimistas. Dentre as ferramentas mais usadas, ganham destaque o Messenger e o WhatsApp.

Fica claro, portanto, que um conjunto de situações e condições foi o que viabilizou o crescimento do e-commerce, pois, como observaram os especialistas, mesmo quem comprou online apenas por causa da pandemia, adquiriu esse hábito e perdeu o receio dessa prática.

Se o mar está para peixe, é hora de pescar!

A Sirius 1,99 já atua há anos no e-commerce e, por isso, tem ótimas dicas para quem deseja aproveitar o crescimento desse setor para começar a investir e ver os negócios florescerem mesmo em um momento no qual modalidades mais tradicionais de comércio estão sofrendo:

  • Vender online

Apostar no e-commerce é a melhor alternativa neste momento, afinal, a loja online vende para todo país, funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia, não precisa baixar as portas por causa de eventos como lockdown, não paga aluguel e requer poucos funcionários;

  • Layout do site ou loja virtual

Na hora de organizar seu comércio virtual, é importante pensar em questões como: é fácil acessar minha loja? Encontrar os produtos? Finalizar as compras? Não deixe de separar os itens por setor ou categoria e apostar em funcionalidades como sugestão de produtos;

  • Ações promocionais

Os relatórios de vendas que demonstram a performance das lojas virtuais no primeiro semestre de 2021 mostram que ações promocionais como frete grátis e descontos progressivos chamam a atenção do consumidor e são decisivos na hora de fechar as vendas;

  • Bom fornecedor

A Sirius 1,99 é parceira comercial de centenas de lojas virtuais e físicas em todo Brasil e seus clientes a escolhem, pois reconhecem o valor de um bom fornecedor: mais do que abastecer o estoque, ele é o parceiro ideal para oferecer algo novo ao consumidor, com preço e qualidade.

A Sirius 1,99 conta com ótimo catálogo de produtos e, por isso, os lojistas virtuais podem inovar ao oferecer kits personalizados, montar cestas para aproveitar datas comemorativas e aumentar ticket médio de cada comprador;

  • Frete e entregas

No e-commerce, questões relacionadas ao valor do frete e a maneira com a qual as entregas são realizadas são importantes e devem ser pensadas de antemão. Para definir preços, é necessário, primeiro, avaliar qual sistema de entregas será adotado.

Assim, o lojista pode decidir se deseja ter uma equipe própria de entregadores ou ainda terceirizar este serviço ao contar com empresas atuantes no segmento logístico ou ainda com entregas solicitadas e efetivadas através de aplicativos especializados.

Progressões para o restante do ano

 Para os que ainda temem investir nesse momento, é interessante pontuar que a tendência de crescimento do e-commerce se mantém até, no mínimo, o restante deste ano e os consumidores tendem a consumir não apenas com mais frequência, mas gastar mais dinheiro nas lojas virtuais (aumento do ticket médio).

Ao lojista, é preciso diversificar os canais de atendimento. O surgimento de ferramentas como o WhatsApp Pay (que permite mandar e receber dinheiro) colaboram para que diferentes ferramentas de interação sejam também ótimas para concretizar vendas em tempo real.

Por isso, a hora de investir é agora e a Sirius 1,99 está ao lado dos comerciantes e conta com ótimos produtos e taxas de entrega para abastecer seus estoques e ampliar o leque de produtos e opções oferecido aos clientes, sempre unindo qualidade e preço.