Clothes twined under the top of wedding altar

MERCADO DE EVENTOS EM QUEDA, COMO REINVENTAR MEU NEGÓCIO?

A pandemia e os decretos para fechamentos de estabelecimentos comerciais tiveram início em março de 2020, agora, quase um ano depois, a situação pouco mudou e muitos empresários, especialmente aqueles do ramo de eventos, se perguntam: como reinventar meu negócio.

Afinal, não apenas a pandemia parece não ter data para acabar, mas também, mesmo quando a situação estiver mais controlada, será preciso aguardar as novas deliberações para que os eventos sejam liberados, o que significa que esse mercado ficará em stand by.

Por isso, se você é empresário e comercializa artigos de festa, essa matéria foi elaborada sob medida para você e traz ideias e sugestões sobre como reformular sua atuação no mercado até que a pandemia e suas medidas de contenção se flexibilizem.

Afinal, como reinventar meu negócio?

A pandemia tem colocado muitos empresários na seguinte situação “ou reinventar meu negócio ou simplesmente fechar as portas”, um cenário visto especialmente entre aqueles que atuam em áreas diretamente atingidas pelas regras de isolamento.

Assim, se a realização de eventos foi vetada, a venda de artigos voltados à sua realização consequentemente sofreu uma grande queda e essa tem se agravado por causa da continuidade e longevidade das restrições.

Em contrapartida, outros segmentos vêm apresentando alta constante, estimulada paradoxalmente pelo fato de as pessoas estarem mais tempo dentro de casa, por isso, a dica é migrar para eles, que estão em pleno desenvolvimento.

  • Utilidades domésticas

Com lojas e restaurantes fechados, as pessoas têm passado mais tempo em casa e, por isso, comércio de utilidades domésticas, desde utensílios de cozinha até enfeites e itens de decoração, tem apresentado alta.

Por isso, migrar para esse segmento é uma excelente ideia, afinal, é possível reinventar seu negócio sem se afastar completamente do segmento comercial de venda de itens para festas, o que permite voltar a lucrar sem precisar, por exemplo, recriar a identidade da sua empresa;

  • Descartáveis para restaurantes

Com a proibição de servir refeições no local, restaurantes e bares têm se adaptado para vender alimentos prontos para consumo e enviá-los aos clientes via delivery, o que tem tornado o mercado de venda de descartáveis mais agitado e lucrativo.

Logo, se você se questiona sobre “como reinventar meu negócio” e ainda comercializar muitas mercadorias estocadas, uma ótima saída é aproveitar esse nicho e oferecer copos, talheres, vasilhames, pratos, guardanapos e outros descartáveis para bares e restaurantes;

  • Brindes

Lembrancinhas e embalagens para presentes comumente oferecidas aos convidados de festas e eventos podem ganhar uma nova configuração e serem vendidas como lembrancinhas para que lojas e empresas as ofereçam aos seus clientes.

Afinal, se não é possível vender esses produtos para serem usados em eventos, pode-se repaginá-los dando a eles uma nova função a fim de explorar novos mercados, afinal, em momentos de crise, quem termina por se dar melhor é quem tem mais criatividade.

Mudanças de hábitos dos consumidores

O que pode ser notado durante o andamento da pandemia é que as pessoas têm adotado um novo estilo de vida, criando novos hábitos, desenvolvendo hobbies para ocupar o tempo e distrair as crianças, se comunicando por novos canais, dentre outros.

Você pode se perguntar “mas por que isso é importante e o que tem a ver com a necessidade de reinventar meu negócio?” A resposta é: tem tudo a ver! Acompanhar e compreender essas mudanças é o que determina os rumos para melhor se posicionar no mercado.

Um exemplo prático: por estarem mais tempo juntas, as famílias têm buscado formas de realizar atividades em conjunto, que unam todos os moradores da casa independente da idade, como o artesanato. Assim, muitas pessoas têm aprendido a costurar, fazer itens de decoração etc.

Se você vende artigos para festa, pode começar a selecionar materiais e criar kits de artesanato com eles contendo peças descartáveis, lembrancinhas, bexigas, canudos, enfim, ressignificando seus produtos e oferecendo-os repaginados aos consumidores.

Parceria de sucesso

Para recomeçar com o pé direito, o segredo é encontrar um fornecedor com amplo catálogo de produtos e preços acessíveis a fim de renovar ou complementar seu estoque de mercadorias e na Sirius 1,99 temos tudo isso e muito mais.

Com sólida atuação no mercado, a Sirius 1,99 é uma das mais experientes fornecedoras de produtos para lojas de variedades e conta com os mais diversos produtos para tornar sua loja física e virtual ainda mais atraente, moderna e diversificada.

Por isso, ao invés de lamentar as perdas e desafios impostos pela pandemia, é hora de se reerguer e se reposicionar em um mercado em constante expansão e que agora, mais do que nunca, tem apresentado demandas novas e urgentes.

Afinal, a pandemia é um desafio que pode ser visto de duas formas: como um evento irreparável e que colocará fim a vários negócios ou como um divisor de águas que demanda criatividade e inovação. Por isso, saia na frente e use essa oportunidade para se reinventar!